A área de pesquisa é outro âmbito contemplado por uma modalidade de bolsa, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-UFC). Gerido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o programa visa ao despertar de estudantes para a vocação científica e incentivar a descoberta de novos talentos para a pesquisa na comunidade estudantil.

A UFC lança um edital bienal para seleção de projetos de pesquisas de professores doutores, para destinar uma cota de bolsistas aos contemplados. Os objetivos do Pibic são:

a) Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação;
b) Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
c) Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação;
d) Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
e) Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
f) Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
g) Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico cultural;
h) Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

A carga horária é de 16 horas, e o valor pago, de R$ 400,00. No site do programa, você acompanha o processo de inscrição de projetos, as datas para indicação de bolsistas e os demais prazos de relatórios e eventos científicos.

Todo bolsista do PIBIC precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido na vigência da bolsa no Encontro de Iniciação Científica, durante os Encontros Universitários da UFC.