Alunos do PET ADM apresentam a UFC para alunos de escola públi

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma prática de formação que estimula os estudantes a se reunirem em grupos de aprendizagem tutorial para incentivar o aperfeiçoamento acadêmico dos cursos de graduação. Todo grupo PET conta com um professor tutor e um conjunto de alunos bolsistas. As ações do programa devem ser orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que compõem o eixo fundamental da Universidade. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através da Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD), coordena a oferta de duas modalidades de bolsa PET na UFC:

PET – Secretaria de Educação Superior (PET-SESu)

O PET-SESu foi instituído pela Lei Federal no 11.180, de 23 de julho de 2005, e regulamentado pela Portaria no 976, de 27 de julho de 2010, do Ministério da Educação. Conforme informa a referida portaria, em seu artigo 2º, o programa visa “desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar”; “contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação” e “estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica”. Também estão entre os objetivos do programa, “formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país”; “estimular o espírito crítico, a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior” e “introduzir novas práticas pedagógicas na graduação”. Para ser bolsista PET-SESu, o estudante deverá ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do programa. Atualmente, existem 20 grupos da modalidade na UFC.

PET-Universidade Federal do Ceará (PET-UFC)

De acordo com o regimento geral do PET – UFC, o programa objetiva “formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior na Universidade Federal do Ceará”, “estimular a melhoria do ensino de graduação” e “oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um profissional crítico e atuante, orientada pela cidadania e pela função social da educação superior”. O discente que deseja ser bolsista PET-UFC, precisa cumprir 12 horas semanais de jornada. No momento, nossa Universidade conta com 21 grupos da modalidade PET-UFC.

Para pleitear uma bolsa PET de qualquer natureza, o candidato deverá observar os seguintes pré-requisitos:

• Estar regularmente matriculado no curso de graduação da UFC que possui grupo PET;
• Não possuir nenhuma outra modalidade de bolsa concedida pela Universidade (salvo se permitido pela legislação). O valor individual pago aos bolsistas nos dois tipos de PET corresponde a R$ 400,00 mensais.

Você pode acompanhar os editais no site da Prograd.

Todo bolsista PET precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido na vigência da bolsa no Encontro de Programas de Educação Tutorial, durante os Encontros Universitários da UFC.