Com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes de graduação pela carreira docente e melhorar seu desempenho na vida acadêmica, a UFC conta com o Programa de Iniciação à Docência (PID), vinculado à Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O PID é um sistema de monitoria de disciplinas que inclui o estudante em atividades docentes e de ensino associado à pesquisa, sob a tutela de um professor-orientador.

O monitor PID pode desenvolver suas atividades em duas modalidades, a monitoria remunerada (na qual recebe uma bolsa de R$ 400,00) e a monitoria voluntária. A carga horária a ser cumprida é de 12 horas semanais e pode ser renovada por até mais um ano, desde que o bolsista seja aprovado novamente em processo seletivo. Assim como

Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, estão a elaboração do plano de trabalho da monitoria com o professor; participação em aulas, atividades de campo e de laboratório; apoio na preparação de material didático e participação em eventos do PID promovidos pela Prograd. As atividades de monitor PID (seja remunerado ou voluntário) podem ser aproveitadas enquanto Atividades Complementares. Basta que o aluno permaneça vinculado ao programa por pelo menos um semestre e cumpra com os compromissos firmados ao ser admitido no programa.

Todo monitor PID precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido na vigência do vínculo no Encontro de Iniciação à Docência, durante os Encontros Universitários da UFC.