A UFC e várias outras universidades e organizações públicas adotam o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), um conjunto de sistemas informatizados que agilizam os processos acadêmicos e de gestão, finanças, planejamento e recursos humanos. Desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ferramenta é organizada em módulos (que concentram os procedimentos de cada área). Os usuários têm acesso aos sistemas por perfis de acordo com seu vínculo com a universidade. Logo, estudantes (graduação, pós-graduação e extensão), servidores docentes e servidores técnico-administrativos têm suas próprias contas e, caso possuam mais de um vínculo, estes podem ser visualizados em separado.

No tocante às permissões de acesso ao perfil estudantil, o SIGAA reúne ferramentas de matrícula on-line, calendário acadêmico, oferta e acompanhamento de turmas, lançamento de notas, geração de documentos (como declarações de vínculo e histórico escolar), lançamento de bancas de trabalhos de conclusão de curso (tanto da graduação quanto da pós-graduação), comunicação com professores e com as coordenações de curso, fóruns de discussão, dentre outras funcionalidades.

Mesmo que você se gradue, caso retorne a UFC como aluno de extensão, pós-graduação ou mesmo como servidor, continuará utilizando o SIGAA.