PROGEP homenageia servidores do Campus Sobral | Foto: Ribamar Ne

Essa modalidade é fruto de um convênio entre a Universidade Federal do Ceará, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) coloca os estudantes em contato com atividades de desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, incentivando a formação de recursos humanos que se dedicarão a pesquisar, desenvolver projetos e fomentar a capacidade inovadora nas empresas.

A cota institucional é definida por edital – em 2018, foram 50 – publicado anualmente pelo CNPq. As Bolsas DT têm a duração de 12 meses e o valor de R$ 400,00. Uma vez definido o quantitativo destinado à UFC, a Universidade abre seleção interna de projetos para distribuição das bolsas. Os projetos são submetidos pelos professores orientadores.

Até 20% das bolsas dessa modalidade são destinadas a orientadores vinculados aos campi da UFC no Interior do Estado, desde que eles estejam aptos de acordo com os pré-requisitos informados no edital do programa.

Todo o processo seletivo do PIBITI é acompanhado e analisado pelo Comitê Institucional de Inovação da Universidade, composto por docentes de diferentes áreas, atuantes no âmbito da inovação tecnológica.