A Universidade Federal do Ceará trabalha com um ano letivo de pelo menos 200 (duzentos) dias de trabalho efetivo, dividido em dois períodos de 100 dias. A maioria dos cursos ofertados pela UFC funciona em regime semestral, correspondente a 16 semanas letivas, porém alguns cursos seguem o regime anual, que compreende dois subperíodos de 18 semanas cada um. Segundo o  Regimento Geral da UFC (artigo 118 do capítulo VII, p. 30):

Art. 118. O ano letivo regular inicia-se em fevereiro e estender-se-á até janeiro do ano seguinte, não podendo nele as atividades escolares ocuparem menos de 200 (duzentos) dias de trabalho efetivo, excluindo o tempo reservado a exames finais.

Todas as datas referentes a matrícula, ajuste de matrícula, trancamento total, trancamento parcial, avaliações, lançamento de notas, feriados e recessos são discriminadas no calendário universitário, sempre aprovado e divulgado no início de cada ano pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Suas determinações valem tanto para o regime semestral quanto para o regime anual.

A UFC substituiu o sistema acadêmico de créditos pelo sistema de integralização de carga horária. Por exemplo: um componente curricular de 64 horas possui 4 horas de atividades por semana e tem duração de 16 semanas letivas. As horas integralizadas podem incluir aulas presenciais, estágios, aulas de campo, trabalhos de conclusão e atividades complementares. Segundo o Ministério da Educação, a duração da hora-aula nos cursos de graduação ministrados por estabelecimentos de ensino superior é 50 minutos, quer se trate de aula diurna, quer se trate de aula noturna.