Essas três palavras são as atividades-fim da Universidade Federal do Ceará e sintetizam o tripé de seu compromisso enquanto Instituição, já descrito no Artigo 2º de seu Estatuto:
Art. 2o A Universidade goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerá ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Logo, nossa função primeira é o ensino, trabalho de formar profissionais da mais alta qualificação através da oferta de 110 cursos presenciais e 9 a distância que contemplam diferentes áreas. A segunda missão, que abraçamos com afinco e disciplina, é a de gerar, preservar e difundir o conhecimento e a inovação. Nos laboratórios e projetos de pesquisa da UFC, são esclarecidos fenômenos da sociedade e da natureza, além de serem realizadas reflexões críticas e aprofundadas sobre diversos domínios do mundo a nossa volta.
Ensinar e pesquisar são ofícios muito nobres, mas é ao compartilhar tudo isso com quem nos rodeia, visando a melhorar a vida das pessoas, que nosso trabalho se completa, por meio da extensão universitária. Esse processo educativo, cultural e científico é que articula o ensino e a pesquisa de forma definitiva, viabilizando uma relação verdadeiramente transformadora entre Universidade e sociedade. Saiba mais sobre a importância da extensão no vídeo a seguir:
É o esforço de pessoas que atuam nas atividades desses três pilares – graduação, pós-graduação e extensão – que ajuda a inscrever há mais de seis décadas o nome da UFC entre as instituições estratégicas para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.