A Universidade sabe o impacto que possui na qualidade do Ensino Básico. Por isso, concentra esforços especiais na qualidade de formação das licenciaturas e possui diversas ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, como o Programa Residência Pedagógica. Voltado para estudantes de licenciaturas matriculados a partir da metade do curso de graduação, o programa de bolsas é inspirado no modelo tradicional das residências médicas e tem o objetivo de consolidar a formação docente durante o período de estágio curricular.

Nas atividades da residência, que são realizadas no ambiente escolar, os alunos residentes são orientados tanto por professores da universidade de origem quanto por preceptores das disciplinas nas escolas que os recebem. De abrangência nacional e coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Residência Pedagógica oferta cerca de 45 mil vagas e busca aproximar os futuros professores da realidade cotidiana do ensino fundamental e médio das escolas públicas. Além do reforço à formação dos estudantes de licenciaturas, favorece a cooperação técnica entre as universidades e os gestores estaduais e municipais da educação.

O valor da bolsa é o mesmo das bolsas de graduação na UFC, R$ 400,00. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lança periodicamente editais de seleção para o programa, voltados para professores preceptores nas escolas, professores orientadores na própria UFC e alunos residentes. Acompanhe aqui.